Projeto LetsRead - Avaliação Automática da Capacidade de Leitura de Crianças.

Projeto Interno IT (2014-2016)
Este projeto tem como objetivo desenvolver um módulo tecnológico para tarefas de leitura em voz alta de crianças portuguesas do 1º ciclo do ensino básico, capaz de detetar pronunciações incorretas, hesitações e outros indicadores de disfluência, de forma a calcular um índice de capacidade de leitura. O problema principal a resolver consiste na deteção de pronunciações incorretas, sendo necessário obter modelos acústicos detalhados da fala das crianças e técnicas de deteção para lidar com a variabilidade da fala e as possíveis pronunciações admissíveis das palavras. Os métodos desenvolvidos podem ser depois usados numa aplicação protótipo para a avaliação de leitura, útil para professores e tutores envolvidos no ensino das crianças. O sistema desenvolvido poderá ser usado num futuro próximo em escolas do 1º ciclo do ensino básico como um meio complementar da avaliação da leitura das crianças.
Parceiros do projeto: IT - Coimbra, IT - Leiria, Microsoft - MLDC
  • The LetsRead Database : 20 horas de fala de 284 crianças em tarefa de leitura (em inglês).
  • Avalia: Avaliação de Crianças : plataforma para obter avaliações de professores sobre o desempenho de leitura das crianças (encerrado).
  • "Toca-A-Ler" : plataforma já desenvolvida para avaliar automaticamente a leitura de crianças (destinada a professores do 1ºciclo do ensino básico).

Demonstrador (em inglês):